sábado, 29 de janeiro de 2011

BOLO DE AMÊNDOAS COM CALDA DE CACAU

tempo de preparo:


De 30 minutos a 1 horas

serve:

5 ou mais porções

tipo de prato:

Sobremesas

ingredientes

conversor de medidasquantidade de escolha... escolha... Quilos Gramas Colher de sopa Colher de chá Litros Mililitos Colher de sopa Colher de chá Xícaras Copos para escolha... escolha... Qtde Medida Ingrediente

250 Grama(s) Amêndoas picadas

1 Xícara(s) Açúcar

1/2 Xícara(s) Creme vegetal becel sabor manteiga (100 g)

2 Unidade(s) Ovos

2 Colher(es) de chá Raspas de limão siciliano

4 Colher(es) de sopa Suco de limão siciliano

1 Xícara(s) Semolina de trigo

1 Colher(es) de sopa Fermento em pó

1 Xícara(s) água

3 Colher(es) de sopa Açúcar

2 Colher(es) de sopa Cacau em pó

1 Colher(es) de sopa Creme vegetal becel sabor manteiga

A gosto Creme vegetal becel sabor manteiga

modo de preparo

1.Preaqueça o forno em temperatura média (180°c).

2.Unte uma assadeira redonda média (25 cm de diâmetro) e reserve.

3.Triture metade das amêndoas, até transformar em farinha, e reserve.

4.Coloque na batedeira o açúcar, o creme vegetal becel sabor manteiga e os ovos. Bata por 5 minutos ou até formar uma mistura cremosa.

5.Retire da batedeira e junte a amêndoa triturada, a amêndoa picada, as raspas de limão, o suco de limão, a semolina, o fermento e misture delicadamente.

6.Coloque a massa na assadeira reservada e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar.

7.Em uma panela pequena, junte a água, o açúcar, o cacau em pó e o creme vegetal becel sabor manteiga e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até começar a ferver. Cozinhe em fogo baixo, mexendo ás vezes, por mais 5 minutos ou até formar uma calda espessa. Retire do fogo

8.Desenforme o bolo em um prato grande e cubra com a calda. Sirva em seguida.

9.Dicas: a amêndoa tem varias aplicações em culinária como recheios, coberturas, doces, mas a mais conhecida é o marzipã, doce cuja textura permite a modelagem decorativa para doces principalmente utilizados em festas infantis.

10.Experimente utilizar as amêndoas torradas inteiras com sal e uma pitada de pimenta. é um delicioso acompanhamento para coquetéis.

11.Para presentear na páscoa prepare o bolo em fôrmas pequenas (7cm de diâmetro). Desenforme, cubra com a calda e depois de frios, embale com cuidado em saquinhos de papel celofane transparente. Coloque em cestas decoradas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário