domingo, 19 de junho de 2011

Paçoca chique

O doce de amendoim típico das festas juninas vai para a mesa em preparações sofisticadas. Confira receitas
É muito provável que você tenha uma memória de infância ligada à paçoca. Talvez você lembre de se fartar com os docinhos de amendoim em formato de rolha na festa junina do colégio. Ou com os quadradinhos, que vinham embrulhados em papel amarelo e vermelho, carro-chefe de qualquer cantina escolar que se preze. Mas muito além das versões industrializadas vendidas nos supermercados, agora a tradicional guloseima aparece em receitas mais elaboradas, em restaurantes e docerias.


A criação na confeitaria Fleur de Sucre, em São Paulo, conhecida pelos delicados bolos decorados, aconteceu meio por acaso. “Uma amiga encomendou um bolo de amendoim e decidimos usar paçoca na receita”, diz a chef Fabíola Gouveia. Hoje, o pão-de-ló é campeão absoluto em pedidos, e leva recheio de doce de leite. A decoração elegante, com fita de chocolate belga, eleva de vez o status do docinho típico das festas juninas. Na rebarba do próprio sucesso, Fabiana lançou outras guloseimas com o ingrediente. "Fazemos trufa e brownie de paçoca."
Mas as possibilidades do doce parecem infinitas. Além de bolos, viraram também bombons, cupcakes, brigadeiros e até mesmo batidinhas alcoólicas. Na sorveteria carioca Mil Frutas, um dos sabores de inspiração junina é o gelado de paçoca, com pequenos pedaços de amendoim. Rafael Barros, chef pâtissier da Opera Ganache, conta que o ingrediente se adaptou muito bem à tradicional receita francesa de macarons.
Boa notícia para os fãs do bom e velho docinho popular, que não terão que ficar horas na fila do supermercado para garantir seu quadradinho. Nem esperar junho para se lambuzar em amendoim processado com açúcar. É só chegar no restaurante chique e fazer o pedido: " garçom, paçoca"!

Cupcake de Paçoca


Receita de Carole Crema, da La Vie en Douce, em São Paulo

Rendimento: 24 minicupcakes

Dica da chef: "Sugiro que este cup-cake seja feito em versão mini, pois ele tem sabor interno, além de ficar mais bonitinho em tamanho menor. Ideal para festas juninas e amantes de amendoim".

Ingredientes

Para a massa de paçoca:

80g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

2 ovos

1 gema

1 ½ xícara de paçoca

¾ de xícara de farinha de trigo peneirada

½ xícara de açúcar

1 colher (chá) de fermento em pó

½ colher (chá) de sal

Para a ganache fina:

3 xícaras de chocolate meio amargo (ou ao leite) em pedaços

30g de manteiga sem sal em pedaços

1 1/3 de xícara de creme de leite fresco

3 colheres (sopa) de glucose de milho



Modo de Preparo

Para a massa de paçoca:

Numa tigela, misture a manteiga, os ovos e a gema com um batedor de arame. Junte os demais ingredientes, mexendo bem até a mistura ficar homogênea.
Distribua as forminhas de papel na forma de minicupcakes e preencha com a massa apenas até três quartos da capacidade. Asse em forno médio (180º) preaquecido por cerca de 10 minutos ou até que a massa esteja cozida e levemente dourada.
Retire da forma e deixe esfriar completamente (de preferência, sobre uma grade) antes de colocar a cobertura.

Para a ganache fina:

Numa tigela, junte o chocolate e a manteiga. Numa panela, leve o creme de leite ao fogo até ferver. Desligue o fogo e, mexendo bem, junte a glucose para que se dissolva.
Despeje essa mistura ainda quente sobre o chocolate e mexa até que fique liso e homogêneo.O calor do creme de leite deve ser suficiente para derreter o chocolate. Use imediatamente.
Além dos ingredientes, você vai precisar de: forminhas de minicupcakes de papel estampadas próprias para ir ao forno; 6 unidades de paçoca para finalizar

Montagem

Coloque a ganache numa tigela funda e vire os minicupcakes sobre ela para formar uma cobertura homogênea. Se preferir, coloque uma colherada de ganache ainda mole sobre cada minicupcake. Espere alguns minutos e polvilhe um pouco de paçoca esfarelada por cima.











Nenhum comentário:

Postar um comentário