sábado, 1 de maio de 2010

Almôndegas para fazer farra por cima do macarrão




Rio - Por cima do espaguete, coberto de queijo, deixei minha almôndega. Mas alguém espirrou e ela caiu no chão. Saiu rolando até o jardim, parou atrás de uma moita, e no ano seguinte ali nasceu uma árvore de almôndegas, com molho de tomate. É uma fábula e tanto, descrita na cantiga infantil norte-americana ‘On Top of Spaghetti’ (Por Cima do Espaguete), que faz paródia de uma canção folk.




As minhas rolaram soltas pela frigideira, mas não deixei cair, porque infelizmente me falta onde plantar. Mas o molho de tomate estava lá, e o queijo também, numa farra por cima do macarrão. Escolhi o bucatini, que é aquela massa semelhante ao espaguete mas furada no centro, ótima para molhos consistentes.



E veio aquela sensação de liberdade que o cozinheiro experimenta ao fazer almôndegas. A carne moída pronta para receber os temperos que a gente escolher, e trabalhada com as mãos até virar bolinhas grandes, médias ou pequenas, de acordo com o momento.



Para dar a liga e deixar firmes nossas esferas de carnes moídas — utilizei uma mistura saborosa de boi (patinho) e linguiça —, podemos recorrer à gema de ovo, ao miolo de pão ‘derretido’ no leite ou à farinha de rosca, que também pode ser substituída por farelo de biscoitos tipo cream cracker, como sugerem algumas receitas.



Temperar a carne é outra parte divertida, porque não há regras definidas. Alho, ervas, especiarias, pimentas, queijo parmesão ralado e molhos variados. Embora a cebola seja um lugar comum, prefiro evitá-la no caso das almôndegas fritas, minhas preferidas, porque o vegetal libera um ‘suco’ que cozinha a carne em vez de dourá-la.



Também pulo as receitas que pedem cozimento longo das bolinhas de carne. Acabam ressecando e perdendo suculência. Uma rápida passagem pela frigideira basta, antes de finalizar com o molho escolhido, na panela ou no forno.



BUCATINI COM ALMÔNDEGAS AO MOLHO DE TOMATE



INGREDIENTES

Para 4 porções:

250g de massa de grano duro

400g de carne moída (boa sugestão é metade bovina e metade de porco)

3 dentes de alho

1 gema de ovo

2 col. sopa de farinha de rosca

2 col. sopa de queijo tipo parmesão ralado

2 col. sopa de salsa fresca picada

1 col. sopa de mostarda de Dijon (opcional)

Sal e pimenta a gosto.



Molho:

1 lata de tomate ‘pelati’

2 col. de sopa de azeite

1 cebola

1 dente de alho

Sal e pimenta a gosto



MODO DE FAZER

Misture os ingredientes com a carne e faça bolinhas com as mãos. Numa panela com o fundo coberto de azeite ou óleo, doure as almôndegas até o ponto desejado e reserve. Retire o excesso de gordura da frigideira e faça o molho dourando a cebola e o alho e jogando os tomates e seu caldo por cima, misturando e reduzindo. Desligue o fogo e volte as almôndegas para a panela. Após cozinhar a massa, aqueça o molho e misture tudo na panela. Cubra com mais queijo e enfeite com folhas de manjericão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário